
Digital Portugal 2025

Num mundo cada vez mais pautado por tecnologia e ferramentas que utilizam a internet como parte integrante, é fundamental para um negócio, analisar, compreender e conhecer o Mundo Digital.
A presença nas redes sociais, internets, vídeos, podcasts, é hoje indispensável para qualquer marca, que queira construir uma reputação e o seu lugar no mercado.
Para isso, fizemos uma análise essência, a um dos relatórios mais relevantes no panorama digital nacional, com insights importantes, dedicados ao mundo digital, social e de e-commerce.
Mas como esses dados se relacionam com o Branding? Como podem ser utilizados na construção de marca?
Destacamos 10 pontos-chave, que devem ser tidos em conta, quando falamos em criar e desenvolver uma marca ou negócio em Portugal.

Uso da Internet e dispositivos
95,6% dos portugueses com +16 anos acede à internet através de dispositivos móveis;
O Google é utilizado por 94% dos portugueses para pesquisa de marcas, produtos e serviços.


Presença e comportamento nas Redes Sociais
Existem 7,49 milhões de utilizadores de redes sociais em Portugal;
66,5% dos portugueses pesquisam marcas e produtos nas redes sociais;
O Instagram é a rede social favorita dos portugueses com 32,2% da preferência;
TikTok é a rede social mais consumida em Portugal, totalizando 28h e 45min de visualizações mensais.


Canais de distribuição e influência
O motor de busca da Google, é o canal mais utilizado para pesquisa e descoberta de novas marcas, produtos e serviços (36,2% de preferência);
O YouTube é o melhor canal para divulgação e promoção de marcas, alcançando potencialmente 7,49 milhões de utilizadores.


Principais fatores que influenciam a decisão de compra no e-commerce
Os 3 fatores mais relevantes na tomada de decisão de uma compra online são:
- Entregas gratuitas;
- Descontos e cupões;
- Checkout simples.

Quando falamos em branding, construção de marca, posicionamento, não podemos ignorar que o digital desempenha um papel fundamental no desenvolvimento destes temas, e como tal, devemos encará-lo, como um veículo para alcançar o sucesso nestas áreas.
Porque as empresas devem apostar no Digital.
- Alcance mais amplo e segmentado de público-alvo;
- Construção de um posicionamento e imagem de marcano digital;
- Fortalecimento de marca;
- Canais de descoberta e influência;
- Custo-benefício superior relativamente a outros pontos de contato;
- Acesso a métricas reais que podem ser utilizadas para otimização de performance.
Quando a inovação se cruza com a visão, o conhecimento torna-se a chave para desbloquear o potencial do amanhã.
E o teu negócio, está a encarar o digital da forma certa?
TENS UMA ESTRATÉGIA DE MARCA EFICIENTE E CAPAZ DE CRIAR UM ESPAÇO SÓ TEU NO DIGITAL?
Ou estás a desperdiçar o teu tempo e dinheiro na luta dos likes e seguidores, sem obter resultados?
Clica aqui para consultar o Relatório Completo e ficar a conhecer melhor, o mundo Digital Português.